Docentes do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira (ESPAMOL) participaram em “Job Shadowing” no País de Gales (Ysgol Nantgwyn – Tonypandy)

Publicado em 2018-12-18 - 12:09:00

No âmbito do programa de mobilidade Erasmus + de “Job Shadowing”, de 19 a 25 de novembro de 2018, um grupo de quatro docentes (uma educadora de infância, uma docente de Inglês e duas docentes do 1.º ciclo) acompanhadas pelo Diretor do Agrupamento, professor Eduardo Luís, visitou a Escola Ysgol Nantgwyn, situada em Tonypandy, no Sul do País de Gales, numa experiência pedagógica muito enriquecedora, que contou com um acolhimento e acompanhamento esmerados da parte de todos os profissionais, que colaboram nessa instituição, que é frequentada por alunos dos 3 aos 16 anos. A estadia proporcionou o acompanhamento e observação do trabalho de docentes britânicos, no desempenho das suas funções, in loco, e salienta-se a partilha de materiais e estratégias de ensino e aprendizagem nas várias disciplinas. Esta formação constituiu, também, uma mais-valia para o desenvolvimento do Programa de Ensino Bilingue (Inglês/Português), que está a ser implementado no jardim-de-infância e nos 1.º e 2.º anos da EB de Porches e que visa, em última análise, responder aos desafios da modernidade e às reais necessidades do mercado de trabalho da região algarvia. Nesta escola bilingue, parte do currículo é lecionado em Inglês, dando aos alunos a oportunidade de aprendem algumas disciplinas, como Estudo do Meio e Expressões em Inglês, desenvolvendo simultaneamente conhecimentos da língua inglesa. Os estudos feitos em vários países demonstram que esta é uma forma mais eficaz de aprender uma língua estrangeira, trazendo ainda benefícios adicionais para a aprendizagem dos alunos.
O grupo de docentes teve, ainda, a oportunidade de contactar diretamente com o património cultural da região, destacando-se as visitas a parques, castelos (ex. Cardiff Castle) e museus (ex. St. Fagan’s National Museum of History). Este contacto com outras realidades escolares e socias, facilita o desenvolvimento de competências a nível da docência e também linguístico e social. Um grande bem-haja a toda a comunidade educativa da Escola Ysgol Nantgwyn, nomeadamente à sua responsável máxima, a professora Kirsty Retallick, que tanto se orgulha do empenho de todos os envolvidos neste projeto educativo. Um último destaque e sincero agradecimento vai para os alunos, que nos acolheram de braços abertos e com extrema gentileza, dando mostra dos valores que orientam o seu desempenho e do lema: “estar disponível, ser respeitador e ser responsável” (“to be ready; to be respectful; to be responsible”).
O grupo de docentes: Eduardo Luís (diretor); Ana Ramos (educadora de infância); Ana Tarroeira (docente do 1.º ciclo); Helena Soares (docente de Inglês) e Maria Filomena Sustelo (docente do 1.º ciclo).

Recentes