ERASMUS+


1. A quem se destina?
Aos elementos da comunidade educativa do Agrupamento ESPAMOL no âmbito do Ensino Escolar e do Ensino e Formação Profissional - alunos, pessoal docente e não docente.
São elegíveis organizações num ou mais setores educativos, a saber: Educação de Adultos, do Ensino Escolar e do Ensino e Formação Profissional, organizadas por programas e atividades educativas elegíveis ou papel desempenhado pela organização no sistema educativo.

2. O que é a acreditação?
A Acreditação Erasmus é o instrumento que confirma que as instituições de ensino escolar, ensino e formação profissional e educação de adultos preparam uma estratégia para a implementação de atividades de mobilidade com elevados padrões de qualidade, assente num plano institucional de desenvolvimento europeu, e permite-lhes, no período de vigência da acreditação, solicitarem anualmente apenas as subvenções necessárias às mobilidades planeadas a curto prazo.
É um projeto maior, que visa o desenvolvimento e a melhoria do sistema de educação e formação na Europa de forma permanente e contínua. As instituições acreditadas são reconhecidas pelos seus parceiros pela qualidade das suas atividades, pela mais-valia que podem trazer ao programa, criando deste modo as bases para o estabelecimento de parcerias mais longas e duradouras.

3. Período da acreditação: 2021 a 2027

4. O Erasmus na ESPAMOL - Plano Erasmus ESPAMOL
4.1. Prestígio, Credibilidade e Perspetiva de futuro
A elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento da nossa instituição a nível europeu, ou seja, um Plano Erasmus ESPAMOL, proporciona a oportunidade de olhar para o futuro a longo prazo, com acesso facilitado ao financiamento Erasmus no âmbito da Ação-Chave 1. Tal, permitirá dedicar-nos a procurar de atividades de valor acrescentado, com o objetivo de melhoria contínua.
Atividades de mobilidade internacional podem ser integradas nos planos de estudos e formação tornando a nossa organização mais atrativa.
Assim, pretendemos melhorar o prestígio do Agrupamento e torná-lo numa referência na sua área de ensino e/ou formação, tanto para alunos ou formandos, como para pessoal educativo, docentes e não docentes.
O acesso mais simples ao financiamento permite-nos, ainda, suportar de forma gradual a internacionalização do Agrupamento.

4.2. Candidaturas
As candidaturas são abertas a docentes, não docentes e alunos do agrupamento ESPAMOL anualmente, para serem implementadas no ano letivo seguinte
No ano letivo 2020/21 fez-se o levantamento de interesses (*) quanto ao envolvimento e desenvolvimento de projetos internacionais junto da nossa comunidade educativa.
(*) Formulário de Manifestação de Interesse (docentes) - https://forms.gle/X6R5oUTvp44Lg2vW9
Uma vez que os alunos não podem candidatar-se às mobilidades a título individual foram auscultados pelo seu Diretor de Turma e/ou pelos docentes sobre o seu interesse em realizar mobilidades, para que se pudesse preencher o formulário.
Após análise dos resultados foram desenvolvidas reuniões com os interessados no sentido de os apoiar na elaboração dos respectivos projetos.
Na página web www.espamolerasmus.com ou no placard ERASMUS junto à sala do aluno são publicados os projetos aprovados.
4.3. Vídeos Promocionais (em construção)
4.4. Powerpoint Projeto ESPAMOL
Guia do Programa Erasmus+:
https://e727982a-38ed-4d7c-b901-8701902c2a69.filesusr.com/ugd/d8f912_ae7b67606a364647bc73c29dbab5526a.pdf
Agência Nacional Erasmus: https://www.erasmusmais.pt/
Estruturas de Apoio
Comissão Europeia: https://ec.europa.eu/info/index_pt
Agência Executiva: https://www.eacea.ec.europa.eu/index_en
EUbookshop: https://op.europa.eu/en/web/general-publications/publications
Publicações EU: https://europa.eu/european-union/documents-publications_en
Agências Europeias: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/national-agencies
Ferramentas de Apoio:
Erasmobility
Instituições de Educação e Formação Profissional podem encontrar parceiros para os seus projetos de mobilidade através da plataforma erasmobility. Esta plataforma foi criada especificamente para instituições deste setor interessadas em parcerias de colaboração diretas, sem a contratação de intermediárias. https://erasmobility.eu/
eTwinning
Os professores e as escolas que participam no portal eTwinning (geminação eletrónica de escolas) recebem apoio dos respetivos Serviços de Apoio nacionais durante o processo de registo, na localização de parceiros e nas atividades dos projetos; promovem a ação; atribuem prémios e selos de qualidade; e organizam atividades de desenvolvimento profissional para professores.
https://www.etwinning.net/pt/pub/index.htm
School Education Gateway
Apresentado em 23 línguas europeias, o School Education Gateway constitui um único ponto de entrada para professores, dirigentes escolares, decisores políticos, especialistas e outros profissionais da área da educação escolar. Dotado de recursos gratuitos permite a pesquisa por conteúdos e todos os meses desenvolve temáticas diferentes.
https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/opportunities.htm